Do Tijolaço
Há dois dias, eu escrevi aqui que o fartíssimo noticiário dos jornais sobre a revista Época, das Organizações Globo, parecia não o relatório policial que pretendiam divulgar, mas um romance policial feito de encomenda para incriminar Lula.
Dizia que na matéria da Época, “tudo repousa no que diz – e no que nega – o senhor Daniel Dantas, um homem que perdeu qualquer tipo de credibilidade. Não me parece que o sr. Dantas seja alguém que fosse recusar, como diz, uma troca de favores políticos por ajuda financeira. E menos ainda isso é coerente com a suposta ajuda que deu”.
- Dantas, porém, é apresentado como um coitado, vítima de extorsão e achaques, um empresário honesto que tinha de pagar propinas para poder tocar seus negócios.
Bom, Dantas reagiu.
Emitiu nota oficial em resposta à Época onde reafirma sua condição de vítima:
“Daniel Dantas e o Opportunity foram alvos de violenta ofensiva do Estado, com o uso de seu braço armado. Em oito anos de disputa societária, eles foram difamados, e no caso de Dantas e de alguns executivos, até presos. É óbvio, portanto, que somente uma distorção na lógica e nos fatos explica a análise que Dantas colaborou para financiar o governo e obter dele favores ou cessar fogo.”
Diz que ter sido a fonte de recursos para o Governo seria impossível porque “seria o primeiro caso de masoquismo empresarial — pagar para ser perseguido. Aliás, a Época reconhece em seu texto que a PF não conseguiu rastrear quem se beneficia com o pagamento feito pela Brasil Telecom. É também o primeiro caso em que há pagamento sem beneficiários.”
Sábado, eu já havia dito que achava muito estranha a história “de que Dantas pagou mas não levou. Ora, Dantas é um homem que leva sem pagar, não o contrário.”
Mas a bomba vem lá no final: ele diz que o dinheiro repassado pela Telemig Celular, que seria o apontado como fonte do abastecimento do “valerioduto” foi pago à….Rede Globo!
“Na Telemig, segundo informações prestadas à CPI do Mensalão, a maioria dos recursos eram repassados as Organizações Globo. Por isso, a apuração desses fatos fica fácil de ser feita pela Época.”, termina a nota de Dantas.
As empresas Telemig Celular, Brasil Telecom e Amazônia Celular injetaram R$ 127 milhões nas contas da DNA Propaganda, nos últimos 5 anos, conforme balanço da CPI dos Correios, tornando Daniel Dantas o maior financiador privado de Marcos Valério.Agora ele diz que o dinheiro foi para a Globo.
E, tirando a nota oficial publicada na Época, não há uma linha na imprensa sobre isso, na mesma mídia que se espalhou no que teria sido dito por Dantas para incriminar Lula.
Agora, o que o Daniel Dantas diz não é mais confiável.
Isso é que é imprensa “limpinha”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário