segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tem gente querendo pedágio urbano em Curitiba

DO Blog anaispoliticos

Em se falando de congestionamento e de trânsito, é inacreditável a mentalidade do curitibano. Ele consegue, forma geral, esquecer a solução simples e eficiente e partir para a solução ruim, que seja porém, aquela adotada por alguns países do mundo. Alguns em Curitiba tem a capacidade de pretender parecer ingleses, sem querer pagar o ônus de ter os problemas que têm a Inglaterra.

Em uma reportagem sobre o congestionamento em Curitiba, aquele que já existe em qualquer horário do dia, as mais diversas opiniões. Porém, cabeças chamadas pensantes são corajosas ao virem ao público e propor coisas como aumento da gasolina e pedágio urbano, ainda que com ressalvas. Ninguém, contudo, faz a proposta de melhorar o transporte coletivo, enlarguecer ruas. Até parece que esses senhores, com suas idéias brilhantes, vivem na Suiça e não no Brasil.

Gente totalmente desconectada da realidade. Gente que pelo jeito, não conhece a cidade em que mora. Se conhecesse, talvez percebesse que canteiros no meio das ruas congestionadas, ou calçadas com dez metros de largura só fazem é piorar a vida de todos. Aumenta o stress, aumenta o consumo de combustível, aumenta o tempo para resolver coisas que antes eram simples.

Encarecer a gasolina, aumentaria pra todos, encarecendo a produção e os serviços. Pegágio urbano vai matar de vez o comércio e os serviços dessas regiões. O que não entendem é que as pessoas não vão deixar de andar de carro, afiinal, o transporte coletivo não presta. Já foi o tempo em que era bom e referência. O que farão simplesmente, é evitar o centro. Sim, ele não terá mais congestionamento. Também não terá comécio. Virará uma zona fantasma, os imóveis cairão de preço. Quem sugere uma coisa dessas só pode ser desprovido de uma visão global.

Felizmente parece que a Prefeitura ainda não chegou nesse nível de alienação. Porém, também não inova. Continua insistindo nas mesmas coisas. Espalhando semáforos pela cidade. Transporte público de qualidade e abundante, que tira a necessidade de usar o carro, parece que é só mesmo, para o tal inglês alí de cima, ver.

Fazem fusquinha em cima do tal metrô. Se ele vier, e digo "se" porque duvido, será daqui a quantos anos? E até lá, você faz como?

Se tiver paciência, dê um pulo neste link e veja o brilhantismo de algumas das cabeças pensantes de Curitiba.

Se não tiver paciência, nas próximas eleições, exija soluções verdadeiras de quem comandar a cidade. Que saia do trololó de sempre ao qual você já se acostumou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário