domingo, 3 de julho de 2011

Floreiras da Marechal serão retiradas

Tem alguma coisa errada nesse cálculo


Por Dayane Machado - Depcom

A partir desta segunda-feira (04), a prefeitura inicia a retirada de todas as floreiras e palmeiras da Rua Marechal Deodoro, no centro do município. A medida – decidida em consenso entre as secretarias envolvidas – irá beneficiar o trânsito no centro de Campo Largo (tanto para pedestres quanto para motoristas), melhorar a visibilidade das câmeras de segurança e evitar acidentes relacionados à energia elétrica.

As floreiras ficam nas esquinas de uma das vias mais movimentadas do município, as palmeiras estão altas, muito próximas da rede elétrica. Segundo o gerente de inspeção e manutenção da Cocel (Companhia Campolarguense de Energia Elétrica), Adriano Zanin, a altura das plantas pode provocar um acidente com a energia elétrica: “elas estão oferecendo risco à população, tanto na baixa quanto na alta tensão”, alerta. Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente Fabiano Andreassa, não é possível realizar a poda: “corremos o risco de perdê-las, por isso a decisão pela retirada”, explica.
As plantas também prejudicam a visibilidade das câmeras de segurança, pelas quais a Guarda Municipal de Campo Largo acompanha a movimentação da região central do município 24 horas por dia. De acordo com o Secretário Municipal de Segurança, Benedito Facini, ocorreram situações nas quais as palmeiras obstruíram a visão no monitoramento. “A altura delas dificulta a captação de imagens” – justifica.
A prefeitura inicia a retirada das floreiras e das palmeiras na próxima semana, transferindo-as para praças e parques da cidade. O Secretário Municipal de Viação e Obras, Mario Rogiski, alerta que haverá pequenas interdições temporárias no trânsito devido às obras: “assim que finalizarmos uma esquina liberamos o tráfego, e assim sucessivamente”, disse.
O objetivo é finalizar todo o serviço na próxima semana, se as condições climáticas permitirem.

FLOREIRAS E O TRÂNSITO

Outro problema apontado pela Secretaria Municipal de Segurança é altura das floreiras, que atrapalha o trânsito de automóveis e pedestres. “Elas diminuem a passagem nas calçadas. Além disso, os motoristas precisam avançar na faixa de pedestres para visualizar o cruzamento”, lembrou o secretário Benedito Facini.
O desenvolvimento do município exige mudanças no sistema viário. Dados do Departamento de Trânsito municipal (Deptran) apontam o crescente número de veículos na cidade. Com 112 mil habitantes, Campo Largo possui mais de 50 mil automóveis cadastrados, o que equivale a 1,5 veículo por pessoa. Em 2009 eram 34 mil, ou seja, o número de automóveis quase dobrou em dois anos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança várias alterações no sistema viário estão em estudo junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. “Para melhorar a segurança e a fluidez no trânsito”, salientou Facini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário