sexta-feira, 11 de março de 2011

Eles cansaram de novo?

Chupado do paranablog

Por Sérgio Bertoni,  de TIE-Brasil

Está circulando na internet, entre as famílias tradicionais e abastadas de nosso país, um e-mail convocando uma manifestação de 1 milhão de pessoas na Av. Paulista neste sábado, 12.03.2011.

Trata-se de um texto bastante confuso e escrito em um português bastante raro, dando a impressão de ser uma adaptação de algum documento distribuído em Portugal ou mal traduzido pelos agentes do império, a confundir o português da terrinha com o falado em terras brasilis.

Em seu primeiro parágrafo o documento revela todo seu ranço classista, elitista e preconceituoso. “A guerra contra a chulisse está a começar”, diz o texto.

Mais adiante usa todo o arsenal ideológico e falso-moralista de combate à corrupção e aos privilégios dos marajás que sempre estiveram na pauta e na propaganda enganosa dos conservadores brasileiros. São os mesmos argumentos que unem os discursos de Carlos Lacerda, Jânio Quadros, Collor de Mello e, mais recentemente, José Serra, candidato tucano derrotado nas últimas eleições presidenciais. Em alguns momentos o documento lembra declarações da TFP (Tradição, Família e Propriedade), em outros os lemas da Marcha da Família com Deus Pela Liberdade nos anos 1960, antes do Golpe Militar de 1964.

O e-mail defende teses neoliberais disfarçadas de contenção de gastos e moralidade na função pública, coisas “caras” à classe média moralista e carola, numa clara tentativa de reconquistar esta parcela da população.

Consultei vários blogueiros progressistas nos últimos dias e nenhum deles teve acesso ao referido e-mail. A pessoa que me passou o material, sem divulgar a origem do mesmo, é um senhor de mais de 80 anos, patriarca de uma tradicional e abastada família carioca.

Como não pudemos comprovar a origem do documento não vamos divulgá-lo na íntegra porque não somos reprodutores ou divulgadores de ideias fascistas, reacionárias e chulas que circulam entre nossos “nobres” e “ariscoratas” moradores das zonas Sul das maiores cidades de nosso Brasil.

Estamos apenas compartilhando uma informação que chegou às nossas mãos. Se tal manifestação realmente ocorrer não pegará ninguém de surpresa. Se não ocorrer, melhor.

De todas as formas é preciso ficar alerta, pois os conservadores brasileiros são raivosos e golpistas ad eternum. Com apoio dos falcões norte-americanos feridos com a derrota no Egito, são capazes de tentar a desestabilização de qualquer país que não reze na cartilha do conservadorismo capitalista, concentrador de renda e gerador da miséria mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário