sexta-feira, 20 de maio de 2011

O que explica a violência contra o Beto Batata?

Do blog pautaparana.wordpress.com

No dia 14 de maio o Restaurante e Espaço Cultural Beto Batata (Alto da Rua XV, Curitiba) foi invadido pela polícia, acompanhada por 14 viaturas, que encerrou as atividades do estabelecimento, expulsando de lá os clientes que nem puderam terminar suas refeições. Clientes com crianças de colo foram obrigados a abandonar o recinto, mesmo sob forte chuva.

O dispositivo policial armado foi mobilizado sob a justificativa de que o local não possuía alvará para a apresentação de música ao vivo. Contudo, o espaço já se tornou referência nacional, sendo local de trabalho para artistas de Curitiba. O restaurante chega a contratar quase 50 artistas por mês.

Independentemente do aspecto legal a respeito da apresentação de música ao vivo no estabelecimento, a ação policial parece
completamente despropositada, senão um caso flagrante de abuso autoritário de poder.

Afinal, quantas medidas não poderiam ser tomadas ao invés de se expulsar os frequentadores? Se a ação era justificatida pela música não autorizada, não seria o caso simplesmente de ordenar o encerramento da apresentação?

O que pretende, afinal, a prefeitura de Curitiba e as forças militares do Estado com esse tipo de ação? Desestimular a diversificação da cena cultural curitibana?
Por que não se reconhece o direito de realizar apresentações musicais em um lugar que já se tornou tradicional para a cultura local? Creio que não se deve fazer silêncio diante do que parece ser uma ação deliberada para intimidar apreciadores da arte. Tomar casos de excesso de violência pública como normais abre o caminho para que abusos ainda mais notórios ocorram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário