terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dia de Leminski

Agosto é mês de cachorro louco e PauloLeminski. Se vivo estivesse estaria completando 66 anos. Leminski foi um grande poeta, romancista e tradutor paranaense.

Leminski falava dele proprio: "Paulo Leminski é um cachorro louco que deve ser morto a pau e pedra."

Paulo Leminski nasceu no dia 24 de agosto de 1944 em Curitiba. Em 1964, já em São Paulo, publica poemas na revista "Invenção", porta voz da poesia concreta paulista. Casa-se, em 1968, com a poeta Alice Ruiz, com quem teve dois filhos: Miguel Ângelo, falecido aos 10 anos; Áurea Alice e Estrela.

De 1970 a 1989, em Curitiba, trabalha como redator de publicidade. Compositor, tem suas canções gravadas por Caetano Veloso e pelo conjunto "A Cor do Som". Publica, em 1975, o romance experimental "Catatau".

Traduziu, nesse período, obras de James Joyce, John Lenom, Samuel Becktett, Alfred Jarry, entre outros, colaborando, também, com o suplemento "Folhetim" do jornal "Folha de São Paulo" e com a revista "Veja". Leminski foi um estudioso da língua e cultura japonesas e publicou em 1983 uma biografia de Bashô.

Sua obra tem exercido marcante influência em todos os movimentos poéticos dos últimos 20 anos. Seu livro "Metamorfose" foi o ganhador do Prêmio Jabuti de Poesia, em 1995. Em 2001, um de seus poemas ("Sintonia para pressa e presságio") foi selecionado por Ítalo Moriconi e incluído no livro "Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século", Editora Objetiva - Rio de Janeiro. No dia 7 de junho de 1989 o poeta falece em sua cidade natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário