segunda-feira, 23 de agosto de 2010

70 anos da morte de Trotsky

Há 70 anos, Leon Trotsky, um dos três principais líderes da Revolução Russa, ao lado de Vladimir Lenin e Josef Stalin, foi assassinado na Cidade do México, por Ramon Mercader, um agente da polícia secreta de Stalin disfarçado de intelectual marxista, conseguiu ganhar a confiança de Trotsky e no dia 20 de agosto de 1940 entrou no escritório do líder bolchevique e o matou, com um golpe de picareta de alpinista que escondia sob o casado. Trotsky morreu no dia seguinte, no hospital

Leon Trotsky, cujo nome de batismo era Lev Davidovich Bronstein, nasceu em 26 de outubro de 1879, em Ianovka, na Ucrânia (URSS). Era filho de judeus. Estudou ciências exatas e já na juventude se ligou a grupos revolucionários. Descobriu o marxismo quando tinha 17 anos de idade.

Em 1900, foi deportado para a Sibéria, de onde escapou em 1902 com o nome falso de Trotsky. Exilou-se em Londres, onde conheceu Lenin. Retornou à Rússia em 1905 quando começou o levante de operários de São Petersburgo. Foi banido novamente em 1906.

Em março de 1917, ao tomar conhecimento do movimento revolucionário voltou e tornou-se um dos principais líderes da revolução de outubro.

No novo regime foi Comissário dos Negócios Estrangeiros e teve papel decisivo na organização do Exército Vermelho. Quando Lenin começou a se afastar do poder por motivo de saúde, em 1922, teve início uma disputa pela sua sucessão entre Stalin e Trotsky.

Stalin se fortaleceu no 12º Congresso do Partido Comunista de 1923 e, com sua ascensão ao poder o destituiu de seu cargo de Comissário do Povo para a Guerra em 1924. No ano seguinte proibiu Trotsky de falar em público.

Em 1929 foi banido da União Soviética. Viveu exilado na Ásia Central, Turquia, França e finalmente no México, onde chegou em 1937 e ficou até o dia em que foi assassinado.

O crime foi a segunda tentativa de assassinar Trotski. A primeira tinha sido no mês de maio pelo pintor muralista Algfaro Siqueiros, que fracassara na missão

Um comentário:

  1. Enquanto Trostki esteve exilado na Cidade do Mexico,foi amante de Frida Kahlo, casada com Diego Rivera, ambos artistas de renome internacional. Trostki e sua esposa, moraram na casa de Frida e Diego e sairam de lá qdo a esposa de Trostki descobriu o caso.

    ResponderExcluir