sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Serenata da folia de reis será na madrugada deste sábado

Por Dayane Machado - Depcom

      A tradicional Folia do Dia de Reis será realizada na madrugada deste sábado (07) em Campo Largo. A serenata inicia na Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade após as 12 badaladas do sino da meia noite com a benção do padre, a caminhada segue por pontos chave da região central do município. Esta tradição popular de cunho religioso é celebrada anualmente desde 1906 por iniciativa de algumas famílias campo-larguenses e, neste ano, conta com o apoio da Prefeitura por meio da Seção de Patrimônio e Memória Cultural do Departamento de Cultura. Sua origem é portuguesa e chegou no Brasil no século XVIII. A serenata é composta por um grupo de cantadores e instrumentistas que percorrem alguns pontos da cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. A coordenadora do grupo, Katia Santos, lembra que os três reis magos foram visitar o menino Jesus levando ouro, incenso e mirra. “Cada um dos campo-larguenses é chamado a ser um novo Rei Mago, levando ao recém nascido os seus talentos e o dom da vida", destaca.
      Para o diretor de Cultura de Campo Largo, Juciê Parreira, é dever do poder público apoiar as inúmeras manifestações culturais da cidade, aliás esta é uma das prioridades aprovadas na Conferência Municipal de Cultura realizada em 2011: “é necessário garantir a sustentabilidade de tais ações, seja por meio do financiamento - como neste caso - ou criando uma política real e democrática de incentivo, pois elas são fruto da riquíssima diversidade cultural do nosso município. Abrir o ano com a Folia de Reis é reafirmar o nosso compromisso com uma política democrática e plural” - destaca.
      Segundo o diretor de cultura, a Serenata da Folia de Reis sempre aconteceu com a força e o trabalho do povo, desde 2010 a coordenação da manifestação é de Katia Santos que substituiu seu falecido pai Jorginho, reconhecido como mestre de cultura popular no município. Juciê reforça que a cultura é produzida pela população e já encontra raízes em sua própria memória, “findando assim ações de característica autoritarista e/ou oficial. É extremamente necessário apoiar e manter vivas as tradições populares, assim como demais manifestações”, afirma.
PARTICIPE
       Toda a população está convidada a participar da Folia do Dia de Reis. O ensaio do repertório e a definição dos locais de visita será na sede da Casa Paroquial da Igreja Matriz às 22 horas do sábado, duas horas antes do início da manifestação. Um dos pontos de parada da caminhada será a Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi, que irá simbolizar a visita à todas as casas de Campo Largo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário