terça-feira, 26 de outubro de 2010

Morre o polvo Paul, oráculo da Copa do Mundo de 2010

O polvo Paul, que ganhou fama durante a Copa do Mundo da África do Sul por acertar os resultados dos jogos da Alemanha, morreu nesta terça-feira em seu aquário em Oberhausen.

O famoso cefalópode acertou ao longo do torneio, além dos resultados dos jogos disputados pela seleção alemã, a final entre Espanha e Holanda, vencida pela equipe espanhola.

Conhecido como "oráculo animal", Paul era atraído com mexilhões colocados em dois recipientes iguais adornados com as bandeiras dos países que iriam se enfrentar.

Logo em seguida, o polvo escolhia um dos dois recipientes para comer os mexilhões, e esse mesmo país identificado por bandeiras acabava vencendo os confrontos.

Em Oberbausen explicaram que Paul morreu de causas naturais devido à idade avançada. O animal há pouco completou três anos como um asceta, sem vida sexual.

Apesar dos oito tentáculos, as dezenas de ventosas e o corpo viscoso, Paul conseguiu se transformar em estrela do Mundial ao adivinhar os resultados de jogos.

Mais de 600 redes de televisão de todo o mundo transmitiram as imagens de Paul exibindo seus dotes de adivinhação e inclusive a "CNN" entrou com seu "breaking news" interrompendo sua programação para mostrar ao vivo o polvo escolhendo o pedaço de molusco que mais o apetecia.

De 700 gramas de peso, dotado de nove cérebros - como todos de sua espécie - Paul nasceu inglês, mas foi transferido logo após o nascimento para a Alemanha.

Paul chegou a superar em número de notícias na internet todos os principais protagonistas da seleção espanhola de futebol, conforme estudo que analisou mais de 2 milhões de informações e selecionou os 150 mil assuntos de maior impacto da Copa pelo grupo de comunicação Image Group.

Com a fama, veio a supervalorização. Um grupo de empresários chegou a oferecer 30 mil euros pela contratação do cefalópode.

O "oráculo animal" se transformou ainda em personagem principal do filme "The Murder of Paul the Octopus", uma produção da China Film Group e Beijing Filmblog Media, que foi feita com um dublê do famoso habitante marinho.

Fonte: Portal Copa 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário