quinta-feira, 1 de março de 2012

Prefeitura divulga nota sobre agressão a reporter

NOTA OFICIAL
      A Prefeitura de Campo Largo repudia qualquer prática jornalística não pautada na seriedade da apuração dos fatos e por isso vem a público, por meio desta nota, esclarecer os acontecimentos que não foram mencionados no último dia 29 de fevereiro referente ao Secretário Municipal de Segurança Benedito Facini.

Entendendo a gravidade da ocorrência
     A Guarda Municipal de Campo Largo foi acionada para uma ocorrência de assalto em uma farmácia do município. Os ladrões estavam armados e em fuga com um veículo. A viatura da GM realizou o acompanhamento tático, aguardando o momento mais adequado para realizar a abordagem que aconteceu às margens da rodovia por se tratar do local correto para retirada e revista dos envolvidos. Cabe destacar a seriedade e o comprometimento com o trabalho por parte do Secretário Benedito Facini que estava presente e acompanhou toda situação.
    Durante o vídeo em nenhum momento foi citado que a atuação da Guarda Municipal e da Polícia Militar foram impecáveis. Atenderam prontamente ao chamando, organizaram estrategicamente a ocorrência assegurando que cidadãos não fossem prejudicados. Assaltantes foram presos, o dinheiro recuperado e armas apreendidas.
      Neste momento estava de posse do secretário 3 celulares dos envolvidos, com ligações constantes e mensagens, demonstrando que mais pessoas vinculadas aos autores do roubo tinham conhecimento prévio da ação delituosa. O cuidado do secretário em afastar o autor do vídeo dá-se em razão de que é comum que os meliantes ao praticarem delitos desta natureza sejam acompanhados de outros para fazerem a “segurança”, e em razão das constantes ligações e de mensagens poderia até aquele momento haver outras pessoas armadas próximo ao local, o que implicaria em alto risco a quem não pertence ao segmento da segurança, em especial ao autor do vídeo, sua esposa e filho.
      O confronto armado entre meliantes e membros da segurança por si só já é revestido de perigo, a presença de crianças, senhora e demais pessoas sem o devido equipamento e treinamento amplia a margem de risco, e ainda mais, é responsabilidade dos membros da segurança zelar pela segurança de todos, ainda que deliberadamente tente assumir tal risco, portanto, para quem esta diante de tal fato deve, com risco de assumir a omissão, utilizar os meios necessários para minimizar os riscos.

Vídeo não retrata todo conteúdo da situação
       A ocorrência ainda não havia sido finalizada quando o repórter, ao chegar, recebeu os cumprimentos do secretário e foi orientado para que deixasse o local, pois ainda havia perigo, porém, o mesmo continuou insistindo e ignorando o pedido para que se mantivesse afastado. Desta forma o secretário posicionou-se de maneira a evitar o avanço do repórter. A presença dele em meio à ocorrência poderia atrapalhar o andamento e, sobretudo, comprometer sua segurança e de sua família.
     Destaca-se que o repórter não cumpriu com o que foi solicitado, permanecendo no local e questionando a atuação daqueles que foram capacitados para tal atendimento. Diante de uma situação delicada o Secretário se exaltou com a insistência do repórter e desabafou contra as atitudes do mesmo, que denigrem as ações da Guarda Municipal. Em outras ocorrências, o repórter já havia apresentado falta de cautela, adentrando locais sem permissão e colocando em risco, além da sua própria segurança, a efetividade da operação. É importante ressaltar que em hipótese alguma houve agressão física. Durante a discussão o Secretário afirma que chegou a tocar o repórter - que insistia em avançar - somente para afastá-lo do local.

Pedido de desculpa
       O secretário lamenta o ocorrido e as palavras de baixo calão desferidas contra ao autor do vídeo. Porém, foi em um momento de extrema pressão e perigo e que o envolvido, agindo de forma mal intencionada, provocou a situação com o claro propósito de filmá-la. E agora tira proveito do fato para promover um sensacionalismo que transgride radicalmente com os ideais de neutralidade da imprensa.
         O secretário afirma que defende a liberdade de imprensa e sempre manteve bom relacionamento com profissionais sérios da área de comunicação, aqueles preocupados em relatar realmente os fatos sem se prevalecer da situação em benefício próprio.

Secretário continua no cargo
        Desde 2009 o secretário Facini está à frente da Secretaria Municipal de Segurança do município, implantou a Guarda Municipal e durante todo este tempo tem desenvolvido seu trabalho com grande responsabilidade e comprometimento. A Guarda Municipal enfrenta, diariamente, diversas situações tensas, que envolvem violência e muitas vezes, ameaça à própria vida. Seu papel tem sido fundamental para a preservação da segurança pública em Campo Largo, assegurando a diminuição de ocorrências e a criminalidade em nossa cidade. Não por acaso, hoje Campo Largo possui o menor índice de homicídios da região metropolitana de Curitiba.
        Se por um lado lamentamos o ocorrido, também consideramos que todo o trabalho realizado não pode ser desmerecido por uma única situação específica, claramente armada. A Prefeitura de Campo Largo reitera, portanto, que o secretario Benedito Facini permanece no cargo.
Coletiva de imprensa
         Devido ao trabalho realizado no atendimento às ocorrências e compromissos anteriormente agendados o Secretário de Segurança não poderá realizar uma entrevista coletiva neste momento. Mas não se furtará de prestar esclarecimentos em momento oportuno caso seja necessário.

Campo Largo, primeiro de março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário